Pesquisa por voz: como isso muda o SEO de seu site?

Pesquisa por voz: a comodidade da vez!

Com a popularização e melhorias realizadas em mecanismos de busca através da voz, estamos diante de uma nova forma de encontrar informações de forma prática e hábil.

Por conta disso, o trabalho de SEO em sites está sofrendo alterações para se adequar a essa nova realidade de modo a garantir que o seu negócio permaneça em primeiro lugar no resultado de pesquisas.

Porque esse fenômeno está ocorrendo?

A lista de motivos para essa forma de interação com seus aparelhos tecnológicos estar se popularizando facilmente é diversa:

  • Segundo o Bing, é 3.7% mais rápido realizar uma pesquisa falando, tornando o seu resultado também mais rápido e ágil. Isso, somado ao fato de que todos buscamos praticidade em nosso dia a dia, é um dos motivos que leva muitos brasileiros a utilizarem esse recurso.
  • O aumento no uso de dispositivos móveis já superou – e muito! – o número de desktops em relação ao uso da internet e, ao somar o comando de voz nessa equação, entendemos que “facilitar nossa vida” é uma prioridade muito grande para a população.
  • Com o avanço da tecnologia, avançaram também as automações e melhorias nesse tipo de recurso, portanto estamos ganhando mais segurança para confiar na precisão e rapidez desse recurso.
  • Além de tudo, esse recurso promove a inclusão social para pessoas com deficiência visual e dificuldade motora.

Como otimizar o SEO?

Como mencionamos no início desse artigo, uma mudança muito importante está acontecendo na maneira como o SEO precisa ser pensado no momento de aplica-la nos seus sites para fazer com que o mesmo permaneça com sua relevância em alta para os mecanismos de pesquisa.

  1. Priorize palavras-chave de cauda longa e em formato de pergunta.

Afinal, quando fazemos uma pesquisa por comando de voz, não dizemos “bolo de chocolate receita” e sim “como fazer um bolo de chocolate? ” 

  1. Conquiste os featured snippets (posição zero do Google)

Os featured snippets são os cartões de resposta direta que aparecem na primeira página do Google, também conhecido como Posição Zero.
Conquistar esse lugar é importante porque, atualmente, 40,7% das respostas em pesquisa por voz vêm nesse formato.

  1. Use uma linguagem simples e natural.

Quanto mais você complicar os seus textos, mais difícil será para o sistema de reconhecimento de voz entender que o seu site contém as informações que o usuário busca. Portanto, evite usar jargões e palavras muito rebuscadas.

  1. Use o Google Meu Negócio.

Essa ferramenta facilita que usuários encontrem informações sobre sua empresa através do Google Mapas e do Google. É muito comum que usuários busquem informações como horário de funcionamento e localização através da pesquisa de voz.

Precisa de algo? É só falar!

O avanço e a melhoria dessa tecnologia está tornando o futuro que víamos em filmes sci-fi uma realidade: com os equipamentos corretos, basta um comando de voz para realizar uma pesquisa e até mesmo tarefas do dia a dia como trancar e destrancar portas, acender e apagar luzes, colocar músicas para tocar e muito mais.
Para manter-se em relevância, portanto, mudanças devem ser realizadas na forma como você produz os conteúdos para o seu site, bem como na forma de linguagem escolhida para transmitir informações. Uma atualização no planejamento de SEO é uma ótima saída para o seu site permanecer em evidência!aa