Descubra o Benchmarking!

Benchmarking: O que é e como utilizar!

Se você é da área de comunicação social, provavelmente já ouviu falar na análise SWOT (ou FOFA) a qual existe com o propósito de estudar as forças de sua empresa, oportunidades de mercado, fraquezas de sua marca, produto ou serviço e as ameaças que existem no seu ramo.

 

O benchmarking é um pouco mais profundo do que isso, afinal é um estudo longo e complexo envolvendo as métricas de suas campanhas em conjunto com uma comparação extensa de sua marca frente a concorrência. Essa dura forma de lidar com a sua marca pode fazer a diferença no momento de realizar futuros investimentos já que o seu propósito é reconhecer os erros e acertos no aspecto geral de sua comunicação online.

 

As categorias do Benchmarking

Agora que já entendemos do que se trata, podemos começar a nos familiarizar com as diferentes categorias de benchmarking que existem e quais são os propósitos de cada.

  • Benchmarking interno

Esse benchmarking segue um estudo dentro de sua própria empresa, conduzindo comparativos de resultado entre campanhas de marketing realizadas anteriormente e campanhas ativas no momento para analisar quais aspectos dão resultados, onde está esse acerto e assim por diante.

  • Benchmarking competitivo

Já esse estudo, como o nome sugere, tem o foco em seus concorrentes diretos através de métricas. Esse benchmarking tem o objetivo de comparar a produtividade e agilidade no momento de entregar seu produto ou prestar seu serviço com o de empresas do mesmo setor que o seu.

  • Benchmarking funcional

Fazer uma comparação entre todo o processo de sua empresa com o de outras que prestam o mesmo serviço ou oferecem o mesmo produto é fundamental para ter certeza de que suas vendas / seu atendimento esteja ágil e, como o nome mesmo sugere, funcional.

  • Benchmarking genérico

Já essa comparação pode ser feita com empresas de setores distintos. O propósito desse benchmarking é encontrar possíveis erros que outros negócios estão cometendo e, assim, cuidar para que eles não se repliquem em sua empresa.

  • Benchmarking colaborativo

Essa comparação é realizada com investimento e apoio de mais de uma empresa. Idealmente, multinacionais que concordam em compartilhar seu benchmarking interno umas com as outras para garantir uma qualidade de atendimento e entrega padronizada para todas as franquias ou filiados.

Quero fazer meu benchmarking! E agora?

Há algumas maneiras de iniciar o seu benchmarking de forma coesa para garantir que isso não será uma perda de tempo e, sim, um investimento na melhoria de sua empresa.

Primeiro precisamos definir qual a estratégia de benchmarking é a mais adequada para a sua necessidade inicial. Após isso, podemos começar a definir quais serão as empresas escolhidas para a coleta e comparação de informações.

A seguir, estamos prontos para começar a coleta de dados segundo o objetivo final dessa estratégia. Agora, basta fazer os comparativos dos dados que já temos sobre a sua empresa frente a sua concorrência!

Essa tática de marketing é de extrema importância no momento de elaborar uma nova campanha, remodelar as táticas de marketing ou repensar a forma de manter a comunicação alinhada dentro e fora de sua empresa.