E-Commerce: o comércio que nunca dorme

Ter uma loja virtual se tornou cada vez mais urgente para empresas de grande e médio porte para suprir as necessidades de seu público e ampliar as possibilidades de seu negócio, aumentando o seu alcance ao nível nacional.

Como resultado da pandemia, a busca do público por essa comodidade ocasionou a entrada de diversas empresas para o mundo virtual, bem como muitas melhorias ocorreram na logística e gerenciamento para garantir o melhor custo-benefício, menor prazo de entrega e experiência de compra.

Por consequência, a competitividade no mercado também ficou bastante acirrada e o investimento em marketing digital é a peça principal para o sucesso de diversas marcas atuantes no setor. 

Como posso aumentar o tráfego de minha loja?

O aumento da concorrência no universo digital resultou no aumento da expectativa e exigência do consumidor, por conta disso, o comparativo e leitura de avaliações acerca do atendimento e entrega dos produtos tem sido um fator determinante para a sua tomada de decisão.

Para atrair a atenção de seu público e garantir que a sua empresa seja a favorita, há algumas táticas de marketing que fazem toda a diferença.

  • E-mail marketing

Errou quem disse que o disparo de e-mails está ultrapassado.

Essa tática de marketing é personalizável e muito segmentada, além de ser uma garantia de que seu público receberá o seu conteúdo. Ainda, segundo a Rocket Content, 97,6% dos brasileiros possuem um e-mail pessoal, portanto é um potencial difícil de ser ignorado.

Além disso, há muitas possibilidades: você pode oferecer cupons de desconto, enviar um catálogo novo a cada renovação de estoque, fazer um programa de fidelidade e muito mais.

  • Remarketing

Fazer o remarketing de sua empresa no ambiente digital é uma grande chance de aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce. Essa estratégia é focada em direcionar conteúdos relevantes para clientes que exploraram seus produtos, porém não finalizaram a compra.

Essa tática “refresca a memória” de seu visitante, afinal ela funciona através da divulgação de links, propagandas e posts referentes ao produto que ela procurou em seu site.

Com essa segunda chance de realizar a compra, há uma grande possibilidade dela se concretizar.

  • Marketing de conteúdo

Manter as redes sociais de sua empresa, bem como um blog em seu site, atualizados e alimentados com informações relevantes para o seu público é uma maneira eficiente de manter a sua marca em evidência.

Sites que investem em um bom marketing de conteúdo tem 2x mais visitantes e 5x mais clientes quando comparados a empresas que não fazem uso dessa tática (e-commerce trends). Isso ocorre porque uma boa parte do tráfego que provém disso é orgânico, logo, há interesse genuíno em realizar a compra.

Se você tem dúvidas sobre como adotar essa tática, leia esse artigo.

  • SEO

A otimização para serviços de busca ou SEO envolve as plataformas de busca para ranquear o seu site por nível de relevância. Para o seu site se enquadrar em um bom lugar nesse ranking, há algumas táticas que você pode seguir.

Ter um site responsivo, com informações completas sobre a sua empresa, um blog atualizado e um portfólio de cases de sucesso ou com seus produtos mais vendidos são algumas maneiras de deixar a sua loja em evidência para os buscadores.

  • Redes sociais

Pode parecer óbvio, mas ter a sua loja presente em diversas redes sociais é fundamental para a divulgação e fixação de sua marca, bem como para compartilhar informações pontuais de relevância e urgência, como promoções sazonais, ofertas e novidades.

As redes sociais também são excelentes aliadas no momento de criar uma comunidade defensora de sua marca. Através de uma hashtag ou um filtro, você pode proporcionar a interação entre seus seguidores e sua marca de forma saudável e divertida.

Além disso, essa tática promove um contato rápido e direto entre empresa e consumidor, fazendo com que a fidelização de clientes se torne mais efetiva, visto que é mais fácil compreender e suprir as necessidades do seu público em primeira mão.

O e-commerce segue vivo

Visto o aumento da praticidade, investimentos em melhorias e a facilidade em abrir esse tipo de negócio, a tendência é muito otimista quando se trata de abrir um negócio online.

Porém, como para tudo, é necessário um investimento de tempo e monetário para a sua empresa ganhar um local de destaque frente à vasta concorrência em diversos setores do mercado.

Dessa forma, conclui-se que uma boa estratégia de marketing, estudo de campo e muita dedicação, é possível atrair a atenção de seus consumidores e sair do convencional.