Lições do Walmart e da Coca-Cola sobre o que torna um anúncio de fim de ano envolvente.

Esta é a época para um dilúvio de anúncios de férias. Para romper o ruído, as marcas precisam se concentrar no que repercute nos consumidores – e talvez até se divertir um pouco.

 

Aqui estão quatro campanhas publicitárias de feriados que chamaram nossa atenção.

 

  1. Wal-Mart

A campanha: A campanha Black Friday Deals do Walmart reúne as estrelas de “Meninas Malvadas” Lindsay Lohan, Lacey Chabert e Amanda Seyfried como versões adultas dos personagens que interpretaram no clássico cult.

 

O comercial também conta com participações especiais de outros membros do elenco, incluindo Rajiv Surendra, que interpretou Kevin Gnapoor no filme original, e Daniel Franzese, que interpretou Damian, além de Missy Elliott, cuja música “Pass That Dutch” foi apresentada no filme.

 

Porque funciona: Tal como a Mattel com o filme “Barbie” ou a linha Juicy Couture da Forever 21, a campanha apela ao sentimento de nostalgia dos consumidores (particularmente os millennials, que planeiam gastar mais do que qualquer outra geração nesta época festiva, segundo a PwC). Mas não é apenas a nostalgia que impulsiona a loucura de “Meninas Malvadas”: o trailer da versão cinematográfica do musical “Meninas Malvadas” acabou de chegar, o que pode significar que a campanha do Walmart repercutirá em outros espectadores entusiasmados.

 

  1. Coca-Cola Co.

A campanha: O Mundo Precisa de Mais Papais Noéis da Coca-Cola abre para uma cidade de Papais Noéis que estão sempre ajudando uns aos outros. Mas, mais ou menos na metade do anúncio, os Papais Noéis são substituídos por moradores normais da cidade, ilustrando como o “Papai Noel interior” das pessoas pode transparecer enquanto elas realizam atos de bondade.

Porque funciona: A Coca-Cola é amplamente reconhecida por popularizar a imagem do Papai Noel que conhecemos e amamos hoje, por isso faz sentido que ela se apoie nessas imagens para campanhas de fim de ano. Mas o mais importante é que o anúncio “faz uma declaração” sem mencionar quaisquer tópicos polêmicos, o que, como aprendemos com a Bud Light, pode sair pela culatra.

 

  1. Spray oceânico

A campanha: The Power Your Party da Ocean Spray é um dos anúncios de férias mais bizarros deste ano. A campanha apresenta o que parece ser uma festa chata temperada por alguém servindo suco de cranberry Ocean Spray em uma tigela de ponche. O suco cria um movimento de redemoinho na tigela, imitado pelos convidados da festa enquanto música eletrônica toca ao fundo.

 

Porque funciona: o humor absurdo é perfeito para envolver os consumidores mais jovens, especialmente a Geração Z. É o tipo de comercial que as pessoas podem assistir continuamente (como evidenciado pelos comentários do YouTube) e compartilhar com os amigos só porque é divertido – ótimo para construindo o conhecimento da marca.

 

  1. Etsy

A campanha: A campanha Your Mission da Etsy joga com a tarefa impossível de encontrar o presente de Natal perfeito para seus entes queridos. Um vídeo mostra um pai tentando encontrar presentes para gêmeos com gostos diferentes. Outra mostra uma filha encontrando a coisa perfeita para conquistar o pai que “não quer mais coisas”. Cada anúncio traz o tema “Missão: Impossível”, o que lhes confere um toque de comédia e drama.

 

Porque funciona: embora as vendas de comércio eletrônico do mercado de varejo dos EUA em 2024 da Etsy (US$ 8,51 bilhões) sejam apenas uma fração das da Amazon (US$ 326,35 bilhões) ou do eBay (US$ 35,02 bilhões), esta campanha pode ajudar a marca a se diferenciar de outros mercados, destacando seu caráter único e produtos personalizados.