Marketing de Performance

Marketing de Performance: a ciência por trás da mágica!

Quando falamos em campanhas de marketing, inicialmente nos lembramos da elaboração de peças, da redação publicitária, técnicas de copywriting e outros aspectos “externos”, digamos assim.

Considerando que o Brasil está em 5º lugar no ranking de países mais usam internet no mundo e, além disso, está em 3º lugar entre os países que mais utilizam redes sociais, é fácil entender a necessidade de investir em marketing digital.

Mas como elaborar uma campanha de forma responsável, correta e muito bem estruturada para que o retorno seja positivo para o seu negócio?

Isso é possível ao realizarmos uma…

Análise de Performance

Essa análise envolve todas as métricas por trás de sua campanha, ou seja, as porcentagens, números de acesso, número de likes, impressões e outros dados relevantes.

Ter o conhecimento necessário para converter esses dados em informações é crucial para identificar acertos e erros, entender como o seu conteúdo está impactando o seu público e de que forma isso está ocorrendo. Além disso, é muito mais fácil segmentar o seu conteúdo para atingir quem pode ter interesse em seu produto ou serviço. 

Podemos dizer, então, que os números serão os seus melhores amigos no marketing de performance.

Acerte de primeira!

Essa tática de marketing é considerada, por muitos, a mais certeira para quem pretende realizar investimentos menores e pontuais. Por conta disso, a análise de performance está se tornando a favorita de diversas empresas.

Além disso, há algumas vantagens a longo prazo para quem faz uso dessa tática de marketing:

·         É mais fácil construir a sua marca e começar a sua estratégia de branding, afinal você entende o seu público e o que funciona para o seu negócio, resultando em uma melhoria na forma de interagir com os clientes;

·         Há um visível aumento de alcance afinal, com o marketing de performance, você faz diversos testes para identificar perfeitamente quem é o seu público e as suas preferências, resultando em mais compartilhamentos, interações com seu conteúdo e numa melhora considerável na comunicação com os seus clientes;

·         Você evita a perda de retorno e investimento, pois você está atento à todas as estratégias que já foram aplicadas, tendo uma visão ampla sobre o que funciona ou não para o seu negócio;

·         Você fideliza seus clientes rapidamente com a elaboração de estratégias adequadas e direcionadas exclusivamente para o seu público e seu interesse.

Como fazer?

Para usar o marketing de performance, você precisa ter acesso e recorrer a uma ou todas as plataformas que fazem o rastreio, leitura e entrega de diversos dados necessários para você aprimorar sua campanha:

Google Ads

Essa plataforma é o veículo de publicidade pago do Google, o qual exibe aqueles anúncios na primeira página de uma pesquisa. Através dele, você pode fazer o tipo de lance e público-alvo mais apropriado para o seu negócio.

Facebook

Como o nome sugere, essa é a plataforma de anúncios do Facebook. Com ele, é possível realizar uma segmentação um pouco mais assertiva sobre o público que você pretende atingir com essa campanha.

Instagram para Negócios

Esse veículo de publicidade pago do instagram é uma ótima opção para quem está começando a fazer investimentos, mas ainda não conhece totalmente o seu público.

Mensurar = Prevenir!

Podemos dizer que a análise de métricas é a maneira mais segura de concluir o resultado de uma campanha de marketing digital, afinal como diz o ditado “Os números não mentem!”

Elaborar uma campanha sabendo, exatamente, como está o desempenho dela previne frustrações, garante um aumento organizacional e no planejamento de futuros investimentos, trazendo muito mais confiança e segurança para você.