Marketing Omnichannel

Marketing Omnichannel: Sua empresa em todo lugar

Todos sabemos a importância das redes sociais para empresas atingirem seus clientes onde eles estão, realizarem vendas e engajarem mais público para divulgar sua marca, suas promoções e lançamentos. Contudo, a possibilidade de vendas vai muito além.

Você já ouviu falar em marketing omnichannel?

Das redes sociais para o mundo

O marketing omnichannel é considerado uma estratégia de marketing que engloba todas as possibilidades de divulgação existentes dentro e fora da internet, o que chamamos de mídia online (redes sociais, google ads, facebook ads e etc) e mídia off-line (flyers, frontlight, outdoor e etc).

As possibilidades de divulgação são infinitas com essa estratégia de marketing, visto que, com ela, interpretamos todas as formas de divulgação como uma grande entidade onipresente, justificando seu nome (“em todos os canais”, em tradução livre).

Omnichannel versus Multichannel: Quais são as diferenças?

Enquanto ambos têm um objetivo bem parecido, há suas particularidades. O marketing omnichannel busca seguir a mesma estratégia de marketing pré-estabelecida no briefing em todas as suas formas on e off-line, facilitando a fixação de marca, identificação de marca e associação entre marca e campanha.

Por conta disso, o marketing omnichannel pode garantir que o público alvo tenha a mesma experiência em todos os seus canais de divulgação, garantindo assim a satisfação do seu cliente.

Já o marketing multichannel considera cada estratégia em sua particularidade on e off-line, traçando objetivos, estratégias, métricas e modelos diferentes para cada canal de comunicação.

Essa técnica pode ser uma escolha não muito boa, afinal existe a possibilidade de o consumidor se frustrar pelo fato da experiência online, por exemplo, ser totalmente diferente da experiência off-line. Além disso, o consumidor final pode ficar confuso com informações repassadas de forma não tão clara e coesa, afinal cada canal tem a sua própria forma de comunicação.

Como aplicar essa estratégia de marketing?

O marketing omnichannel pode ser um pouco complicado de aplicar se você não tiver muita experiência e conhecimento sobre os diversos canais de comunicação que existem, porém, traçar um objetivo muito claro e coeso é um bom começo.

Outra sugestão excelente é: TESTE TUDO! Todos os seus canais de comunicação online, por exemplo, precisam funcionar de forma correta e rápida para engajar o seu público a acessar o seu site, realizar a compra, dar o seu feedback e interagir com a sua rede social. Ter uma equipe de atendimento online preparada para prestar um atendimento profissional, polido e pontual pode ser a diferença para a conversão o primeiro contato de um cliente potencial em cliente fiel.

Uma forma de aplicar essa estratégia de marketing é se manter atento as técnicas de comunicação e como elas atingem o seu público alvo. Apesar de tratarmos todos os canais como um só, com um objetivo final igual, é necessário entender e respeitar certas diferenças entre os canais para que a mensagem de sua campanha seja entregue de forma clara, sem abrir espaço para segundas interpretações.

Não existem uma técnica infalível para implementar o marketing omnichannel no seu negócio, porém profissionais da área são treinados e capacitados para realizar esses testes, analisar métricas e traçar a melhor estratégia de marketing para que sua campanha seja bem-sucedida.