O que é branding?

O que é branding?

De uma forma bem simples, o branding pode ser considerado a personalidade de uma empresa frente seus funcionários, público alvo e sociedade na totalidade.

Em tradução livre, “branding” significa marcação/”marcamento”, ou seja, o ato de deixar a sua marca em evidência.
Para entendermos um pouco melhor o processo de elaboração de branding, é necessário definir o que é uma marca e qual a importância de tê-la.

Uma marca é mais que um logo bonito

Uma marca nos remete a uma experiência, expectativas são criadas quando ouvimos sequer  o nome de uma empresa, portanto manter isso em mente é fundamental para começar a elaborar o branding.

Todos esses fatores também influenciam a tomada de decisão dos consumidores durante sua jornada. Em tempos de redes sociais, o público alvo de qualquer empresa está se tornando cada vez mais fiel a marca com a qual ocorre uma identificação profunda, gerando um apego quase familiar.

Isso é ótimo para a divulgação gratuita de seu negócio, porém o trajeto até esse objetivo é longo e trabalhoso. Profissionais capacitados da área de marketing digital tem a experiência e o conhecimento necessários para começar a elaborar uma estratégia de branding que funcione bem desde o momento de posicionar a marca até como ela é reconhecida.

Para citar apenas alguns exemplos de branding bem-sucedidos: o que vem a sua mente quando citamos as cores amarelo e vermelho? Quando você vê um urso polar, do que você lembra? Quando você pensa em café, qual marca vem a sua mente?

O Mcdonald’s, a Coca-cola e o Starbucks são especialistas em branding e estão em constante evolução, aprimorando suas táticas para se adequar ao cenário social, ficando atento às novidades e conteúdo com potencial de viralização entre outros.

Análise de mercado e estudos

Quando você abre um negócio, é primordial que seja feita uma pesquisa bem aprofundada sobre o segmento, concorrência, cenário financeiro atual, cenário social e afins.

Isso também vale no momento de fazer o branding de sua empresa: precisamos entender o segmento em uma totalidade para elaborar a melhor tática de marketing online e off-line a fim de obter os resultados mais precisos conforme a sua necessidade.

 

O branding, enfim

No momento de elaborar o branding de uma marca, temos de considerar o tom da empresa. Se é séria, despojada, moderna, tradicional e assim por diante. Esse entendimento pleno sobre a empresa é a melhor forma de garantir que o branding será coeso e faça sentido com a proposta da empresa.

O branding é como a sua empresa se comunica com o seu público, portanto além de entender a sua marca e o seu segmento, é interessante observar o comportamento do consumidor quando se trata de produtos ou serviços semelhantes ao seu.

Em uma tática de marketing digital, sempre abordamos a importância de falar a mesma língua que os nossos clientes. No caso do branding, esse cuidado é redobrado, afinal estamos em contato direto com ele através de diversas táticas voltadas à fixação de marca e conversão de leads.