Outbound Marketing

Outbound Marketing: a propagação de sua marca!

O outbound marketing era a única forma de divulgação conhecida até pouco tempo, tanto que ainda é a primeira coisa que vem à mente quando algumas pessoas ouvem a palavra “Marketing”.

Para dar um exemplo prático de como essa tática deu início: pense no mercado tradicional. Os empresários desse setor não esperam que o consumidor vá até o seu negócio fazer compras, tendo em mente a competitividade alta desse segmento.

A solução encontrada foi se tornar mais “agressivo” e “barulhento” do que a concorrência para chamar a atenção. Com a chegada do jornal, televisão e rádio, isso se tornou ainda mais fácil e até um pouco apelativo; porém, com a ascensão da internet, o consumidor ficou cada vez mais seletivo com o tipo de mercadoria, conteúdo e informações as quais gostaria de receber.

Nisso, o inbound marketing surgiu e mudou totalmente o cenário do marketing como o conhecemos, além de ser percursor na segmentação de clientes e conteúdo, assuntos que já foram abordados nesse blog.

 

Então, nos resta entender…

O que é Outbound Marketing?

Enquanto o inbound encontrará o público correto e específico para a sua marca, o outbound também trabalha funciona através de uma segmentação, porém um pouco menos rígida, aumentando as possibilidades de atingir o público geral com suas táticas.

Há muito estudo e análise a ser realizado antes de escolher o canal de veiculação para aplicar a tática de outbound marketing. Uma diferença impactante no momento de fazer esse investimento está em conhecer o seu público-alvo e o público em potencial o qual é desejável atingir.

O seu propósito, então, se torna a procura e captação de clientes “por fora” da segmentação pré-estabelecida inicialmente e, por mais que você não perceba, essa tática ainda está muito em alta.

A distribuição de flyers, fazer um outdoor ou frontlight, até mesmo comprar um espaço em uma página de jornal são algumas táticas de outbound marketing que estão conosco há tempos.

Pode-se dizer, então, que o outbound marketing é a famosa mídia de massa, como era conhecido até pouco tempo.

 

Quando eu posso utilizar essa tática?

O outbound marketing é indicado para momentos em que o seu estoque esteja renovado ou recém-abastecido com produtos para ofertar, afinal essas mídias tendem a dar resultado imediato.

Ao divulgar uma oferta ou promoção, por exemplo, durante a exibição do programa Big Brother Brasil (BBB), muitas pessoas serão atingidas pela sua mensagem em simultâneo. Na edição de 2021, o programa bateu recordes de audiência pela primeira vez em nove anos.

Por conta disso, a propaganda televisiva se torna uma boa estratégia para impactar o seu público e fazer a sua decisão de compra ou busca pelo seu serviço ser mais automática do que por uma tática de inbound marketing.

Em contrapartida, as táticas de outbound marketing pedem um investimento muito maior, afinal o seu engajamento e tráfego são 100% pagos. No exemplo citado acima, segundo o Estadão, esse investimento já seria de R$98 milhões.

 

Outbound vs Inbound

Pode-se dizer que o outbound marketing oferece os produtos e serviços diretamente para o consumidor, sem dar muita oportunidade para que o público conheça mais sobre a sua empresa, se o propósito de tal campanha for apenas vender ou ofertar um serviço. 

Já o inbound marketing faz com que a empresa mereça a atenção do consumidor, de modo a fazê-lo tomar a decisão de compra ou fechamento de serviço por vontade própria, tomando o seu tempo e fazendo comparativos com outras empresas do setor. Além disso, o investimento necessário para uma campanha de inbound marketing ser bem-sucedida (se realizada de maneira correta e por profissionais) é bem menor.

 

Espalhe a mensagem que a sua empresa quer transmitir!

Podemos concluir que essa tática de marketing é eficiente para quem busca resultados imediatos, seja em vendas ou busca pelo seu serviço. 

Mesmo assim, como qualquer outra campanha, há a necessidade de estar atento às métricas e localização, horário, tipo de público a ser atingido, etc. para certificar-se de que seu investimento será pontual e bem-sucedido.

Com o aumento da tecnologia, exigência e senso crítico dos clientes, todas as táticas de divulgação tomaram uma nova forma para atrair o seu público. Propagandas televisivas barulhentas foram substituídas pelo apelo emocional, foco na diversidade e na inclusão social.  Essa substituição também se desdobrou nas redes sociais e demais mídias no universo digital: quanto mais bem posicionada for a sua marca, aumenta-se drasticamente a possibilidade de sua empresa fazer sucesso. 

Conhecer muito bem o seu negócio, o seu público e o seu objetivo, portanto, é fundamental antes de começar a fazer o seu investimento em outbound marketing.