O metaverso é um tema que começou a ser abordado com mais veemência após Mark Zuckerberg anunciar suas últimas novidades no mercado voltado para essa nova forma de interação nas redes sociais.
Essa tecnologia está em constante evolução, passando por testes e melhorias em cada etapa do processo. Podemos começar a nos acostumar com essa realidade, a qual logo estará ao alcance de todos.
Afinal, o que é o metaverso?
Resumidamente, podemos dizer que o metaverso é um espaço de realidade virtual compartilhada. Esse tema apareceu pela primeira vez através do livro “Snow Crash” de Neal Stephenson em 1992.
Um exemplo de metaverso vem dos jogos online, onde jogadores podem criar o seu próprio universo. Basta observar como é a interação de Fortnite (Epic Games), por exemplo, que nunca escondeu o seu propósito principal de ser mais que um simples battle royale.
O metaverso é a fusão perfeita entre a realidade virtual, aumentada e física, tornando-o um mundo online público que pode ser acessado através da internet e equipamentos adequados para tal. Os usuários podem vagar livremente, produzir conteúdo para atrair a atenção, criar avatares e estar em contato um com o outro sempre que quiser. Ao contrário de um videogame, o metaverso não tem fim.
Quais são suas utilidades?
Com o metaverso, as possibilidades são incríveis:
- Os usuários podem interagir entre si, trocar objetos e realizar compras por objetos 3D;
- É possível caminhar por diversos cenários com seus amigos, além de comprar e vender “terras”, avatares, prédios e até identidades;
- Músicos, por exemplo, podem realizar concertos no universo virtual e profissionais da moda podem fazer roupas exclusivas para o seu avatar.
Há muito o que concretizar quando falamos sobre uma realidade virtual, principalmente uma tão singular e completa como o metaverso. Desde se encontrar com seus amigos em um café até realizar colaborações em eventos maiores.
Quais empresas estão investindo no metaverso?
Muitas empresas de tecnologia como a Microsoft, Meta (antigo Facebook), Roblox e Epic Games estão tornando o metaverso uma realidade.
O Meta investe em formas de aprimorar a interação de escritórios, ampliando muito as possibilidades de contato, além de nos fazer enxergar o mundo com menos limitações para fechar negócio ou realizar projetos. Tudo isso através de algo chamado “Horizon Workroom” (área de trabalho do horizonte, em tradução livre), promovendo a livre movimentação de avatares em tempo real, também permitindo que reuniões sejam conduzidas com a realidade virtual.
A Microsoft, por outro lado, criará uma realidade virtual idêntica à real para revolucionar a maneira como a organização e operações de negócio funcionam. Tudo isso fazendo um mix de todas as realidades que já existem.
O Roblox, porém, já se considera uma cooperativa de metaverso. Graças à Epic Games, o Fortnite já é considerado parte importante do metaverso.
A cada dia que passa, o metaverso vai deixando de lado o seu reconhecimento enquanto uma forma diferente de jogar e adota um papel novo quase primordial na sociedade.
Conforme podemos observar, com os investimentos citados acima, a conclusão à qual podemos chegar é: a demanda de serviços para o metaverso crescerá drasticamente e logo.
O futuro do metaverso
Imagina trabalhar, ir à escola ou a faculdade, participar de apresentações, presenciar shows e interagir com seus amigos em um ambiente que mescla o mundo real e o virtual com uma riqueza de detalhes impressionante.
Com tanto investimento, estudo e aumento de tecnologia, essa será uma realidade brevemente e nós, como amantes de novidades cibernéticas, não poderíamos estar mais empolgados com as oportunidades de marketing digital que isso pode gerar.