Neuromarketing: Entenda profundamente o seu público!
Você já se perguntou: “Porque as pessoas escolhem determinados produtos e serviços?” ou então: “Porque essa tática de propaganda dá mais certo do que outras?”
Saiba que existe uma ciência por trás disso e vamos desvendar esse mistério no decorrer desse artigo!
Primeiro de tudo, precisamos responder a grande pergunta…
O que é neuromarketing?
De forma bem resumida: esse campo de estudo é a união entre marketing e a neurociência. Seu objetivo é analisar, entender e tentar prever o comportamento do consumidor durante a sua jornada de compras.
Sendo grande aliado da publicidade, propaganda e marketing, esse estudo deu início com o pesquisador de Harvard, Gerald Zaltman. Graças a sua formação em medicina e ao acesso a muitos equipamentos cruciais para sua pesquisa, Zaltman realizou estudos através da ressonância magnética para começar a obter respostas.
Ao efetuar o mapeamento da atividade cerebral no momento em que a cobaia foi exposta às campanhas de marketing, o pesquisador pôde dar início em suas hipóteses sobre a influência neurológica dessas táticas no consumidor.
No ano 2000, Zaltman finalmente deu um nome a sua descoberta, neuromarketing, e a registrou como uma tática de marketing, oficialmente.
Atualmente, podemos ver seus métodos sendo utilizados para efetuar estudos sobre o comportamento do consumidor.
Como aplicar a teoria, na prática?
Para aplicar essa teoria em seu negócio é necessário entender, primeiramente, que o momento de tomada de decisão ocorre de forma inconsciente. Portanto, realizar uma pesquisa de campo questionando a satisfação de seu público com relação ao seu produto ou serviço não é uma boa ideia, afinal nem sempre as respostas serão totalmente honestas.
Geralmente, para aplicar essa tática, você deve ter acesso a equipamentos que possam mapear as atividades cerebrais de um grupo de pessoas ao serem expostas às determinadas estratégias, cores e palavras.
Mas ter essas informações não são o suficiente para aplicar essa estratégia de marketing: é necessário saber traduzir dados em informações (basicamente, entramos na mesma situação do marketing de performance).
Após esse processo, fica mais fácil identificar qual opção produziu um impacto positivo, inconsciente, que pode resultar no incentivo necessário para que o consumidor escolha a sua empresa — e não a concorrência — para fazer negócio.
Quais vantagens essa tática tem a oferecer?
Bom, primeiramente, você adquire um conhecimento muito mais aprofundado sobre como funciona o cérebro de seu consumidor. Portanto, é mais fácil prever o comportamento do mesmo ao deparar-se com a sua marca, produto ou serviço.
Com isso, você pode acertar precisamente no momento de realizar uma campanha para maximizar o impacto (positivo, é claro) em seu público e conseguir mais conversões de leads, além de realizar vendas, fechar negócio, etc.
Além disso, é mais fácil aprimorar a experiência do seu consumidor com a sua marca, afinal estamos na era do consumidor 4.0, o qual está muito mais exigente e atento com relação ao conteúdo que a empresa tem a oferecer.
Tudo isso cai na seguinte vantagem: ao adquirir um conhecimento aprofundado sobre os gostos, expectativas e desejos do seu consumidor, é mais fácil proporcionar uma experiência personalizada para cada categoria de público. Assim, é muito provável que ele torne a escolher sua marca para realizar novas compras ou fechar novos negócios.
Como posso aplicar essa ciência em meu negócio?
Há várias formas de aplicar essa teoria em prática para o seu negócio de forma sutil, induzindo seu público a escolher o seu produto de forma inconsciente e automática.
- A psicologia das cores é uma das aplicações mais famosas de neuromarketing, utilizada por grandes marcas por muitos anos;
- Através do storytelling, você pode entreter o seu público enquanto transmite a sua mensagem, divulga sua marca ou seu produto de forma inteligente e narrada, caindo no gosto do consumidor 4.0 e saindo das formas tradicionais de divulgação (tornando-se um destaque da concorrência!);
- Utilizando gatilhos mentais através de palavras-chave, é mais fácil converter uma venda rápida, afinal sua principal função é tornar a compra, contratação ou admissão de seu produto/serviço uma necessidade urgente;
- Oferecer um conteúdo relevante invés de ofertar o seu produto, em um primeiro momento, pode ser uma excelente estratégia para cativar o seu público e deixa-lo interessado em sua marca;
- Ter um bom design em suas peças traz a sensação de ordem, atrai a atenção facilmente e atiça a curiosidade do consumidor, fazendo com que ele vá atrás de mais informações sobre a sua marca.
O Neuromarketing vai mudar o seu negócio!
As táticas de neuromarketing trarão benefícios muito significativos para o seu negócio, porém é importante lembrar sempre de que o cliente precisa ser tratado com o foco em seu negócio.
Portanto, utilizar essas estratégias de forma inteligente, bem estruturada e pontual é de suma importância para garantir o sucesso de sua empresa, afinal o excesso de informações pode resultar na desistência de compra por não saber como reagir.