Conheça o Marketing de Conteúdo para Empresas B2B!
O marketing de conteúdo é um enorme aliado para qualquer negócio, e isso fica ainda mais óbvio ao analisarmos os novos levantamentos sobre o uso de redes sociais no Brasil! Os dados nos mostram uma nova mudança no comportamento do consumidor.
Consequentemente, empresas de todos os segmentos precisam adequar-se para garantir o seu destaque frente à concorrência. Para empresas que atuam na modalidade B2B, essa necessidade torna-se ainda mais evidente, visto que a chance de realizar vendas e fechar negócios é um pouco mais delicada.
Uma boa solução para esse problema é elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo para atrair a atenção do público, converter leads e fidelizar clientes.
Mas antes de apresentar todos os benefícios que essa tática pode trazer para o seu negócio, precisamos entender…
A Importância dessa Estratégia para a Empresa B2B
Quando falamos sobre elaborar conteúdo para empresas no modelo B2B, nos deparamos com um funil de vendas mais longo e complicado. Portanto, no momento de elaborar essa estratégia de marketing para empresas que seguem esse modelo, precisamos pensar além da oferta tradicional de produtos ou serviços.
É necessário falar com muita propriedade sobre o seu produto, serviço ou segmento. Utilizar uma linguagem um pouco mais técnica enquanto demonstra entender as dores de seu público e apontar os benefícios que o empresário ganha ao adquirir seus produtos ou contratar o seu serviço é crucial para essa estratégia.
Porém, apesar desses diferenciais muito importantes, a essência do marketing de conteúdo permanece a mesma. Produzir um material de qualidade, mantendo a comunicação assertiva, muito bem estruturada e com um embasamento teórico de fontes confiáveis nos bastidores.
Os Benefícios do Marketing de Conteúdo para Empresas B2B!
Como já falamos incontáveis vezes por aqui, o marketing de conteúdo é uma parte muito importante, presente no topo do funil de vendas. Portanto, essa estratégia tem o objetivo de atrair a atenção do consumidor para a sua empresa.
Também falamos várias vezes por aqui que o comportamento do consumidor está em constante mudança. Quando falamos sobre empresas que buscam outras empresas para contratar serviços ou comprar os seus produtos, isso torna-se ainda mais intenso e necessário.
Através disso, podemos identificar quatro fatores benefícios cruciais que o marketing de conteúdo pode fornecer a sua empresa:
- Você informa o seu público sobre os maiores benefícios que a sua empresa pode oferecer, todas as vantagens ou características intrínsecas do seu produto, serviço ou segmento;
- Dessa forma, você acelera o processo de decisão, afinal você está fornecendo informações valiosas para convencer o seu público a fechar negócio ou comprar realizar as compras em sua empresa;
- É mais fácil firmar um relacionamento com o seu público quando você tem uma estratégia de comunicação bem estruturada, afinal o marketing de conteúdo também é uma forma de disponibilizar soluções para problemas e respostas rápidas para perguntas simples;
- Você consolida a sua autoridade no mercado ao falar com propriedade sobre o seu produto, serviço ou segmento. Além disso, a sua empresa pode tornar-se referência no assunto.
Canais para Criar Conteúdo
Quando falamos de “conteúdo”, muitas vezes focamos em redes sociais. Mas existe um universo de possibilidades para difundir informações e elaborar um bom material para divulgar a sua empresa.
Alguns exemplos de canais para compartilhar conteúdo que podemos citar são:
- A elaboração de posts em um blog disponível em seu site, abordando diversos temas, curiosidades e know-how de sua empresa;
- Criar posts em redes sociais também se enquadra na categoria de criação de conteúdo, mas lembre-se de não ficar limitado apenas a isso;
- Realizar disparos via e-mail marketing com informações sobre as últimas novidades em seu segmento, lançamentos de produtos ou inaugurações de lojas;
- Ter um podcast para trazer convidados especiais, realizando conversas divertidas e informativas sobre o seu segmento;
- Elaborar um e-book com informações, curiosidades ou explicações sobre a sua empresa, segmento ou produto é um conteúdo muito aceito e sempre relevante para pessoas com interesse real em sua marca.
O Conteúdo é o seu aliado!
Conforme é possível perceber, desenhar uma estratégia de marketing de conteúdo é um investimento de ouro para conquistar clientes, consolidar o seu posicionamento frente à concorrência e difundir informações relevantes sobre a sua empresa.
Através dessa tática, você abre um canal de comunicação entre a sua empresa e o seu público, firmando laços e fidelizando consumidores com interesse real em sua empresa, serviço ou produto. Agilizando, dessa forma, um processo que costuma ser mais longo e demorado.