Tráfego Orgânico x Tráfego Pago: Qual a melhor estratégia para o seu negócio?
Nós entendemos que o ideal para todo empresário é ter o maior fluxo de clientes possível visitando e realizando compras em suas redes no universo virtual, mas a decisão de investir em tráfego pago ou orgânico depende do que consideraríamos um resultado vantajoso para a sua empresa.
Para isso, precisamos considerar a sua urgência, custo-benefício e os seus recursos disponíveis para realizar o investimento, assim podemos analisar qual das opções seria mais pertinente para o seu negócio.
Antes de entrarmos de cabeça no tema, vamos diferenciar essas estratégias para esclarecer as particularidades e vantagens de cada uma.
Tráfego Orgânico
A maior característica do tráfego orgânico é o seu valor: o investimento nessa tática não é realizado de forma direta. Como as visitas em seu site, blog e outras páginas ocorrem através de pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, é possível selecionar algumas palavras-chave que “conversem” com o seu negócio e aplicá-la em suas redes.
Dessa forma, você pode conquistar uma posição de destaque e relevância no ranking desses mecanismos de busca, assim o seu conteúdo aparecerá nas primeiras páginas no resultado de uma pesquisa.
Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo: nós temos um cliente que vende perfumes importados. Com um trabalho de SEO bem estruturado em sua loja virtual e um blog ativo, o fluxo de visitas em seu site vai para as alturas.
Mas por que isso ocorre? Bom, ao digitar “Perfume importado” em um buscador, o nosso cliente aparece na primeira página, afinal esse termo é uma das palavras-chave que selecionamos para melhorar o ranking do seu site.
Para isso, é necessário o investir em marketing de conteúdo, afinal essa tática gera ótimos resultados quando bem estruturado com o nosso planejamento de performance, SEO e seleção de palavras-chave.
Unir essas estratégias é uma grande vantagem para qualquer negócio. Porém, é necessário comprometimento, visto que criar conteúdo relevante demanda tempo e disposição, sendo muito importante cria-lo com certa frequência para assegurar-se de que o consumidor esteja interessado em ler e dar sequência ao funil de vendas. E é aí que nós entramos!
O investimento indireto, citado anteriormente, ocorre quando nosso cliente decidiu entrar em contato conosco e confiar em nosso trabalho para elaborar os posts em seu blog, reestruturar o SEO de seu site e aplicar nossas estratégias de performance.
Precisamos ressaltar que garantir um lugar de destaque no ranking de buscadores não é um trabalho fácil e automático. É necessário persistência e muita consistência caso queira permanecer na posição alcançada. Por conta disso, muitas empresas confiam em nossa agência para isso.
Tráfego Pago
Já com o tráfego pago, conforme o nome sugere, é necessário realizar um investimento direto para aumentar o número de visitantes em seu site. Isso é feito através da escolha de palavras-chave para utilizar na campanha, e o pagamento é feito por cada clique realizado no seu link.
Dessa forma, é mais fácil garantir uma posição de destaque em plataformas de busca, afinal você está literalmente pagando por ela. Mas não se deixe enganar: realizar esse investimento apenas uma vez não é o suficiente para garantir que o seu conteúdo seja relevante o suficiente para manter a posição no ranking das plataformas.
Tal qual o tráfego orgânico, essa estratégia precisa ser constante e muito bem estruturada.
A seguir, conheça algumas plataformas que você pode utilizar para realizar o investimento em tráfego pago!

2. Facebook Ads
Essa é outra plataforma que utilizamos bastante em nossas estratégias de comunicação online! Praticamente todos os nossos clientes estão presentes nas redes sociais — e é lá onde o seu público também está!
Através do Facebook Ads, é possível criar anúncios com textos, fotos e vídeos e direcioná-los para o site ou fanpage de sua empresa. As possibilidades de segmentação nessa plataforma são surpreendentes! Isso é o que possibilita ampliar o seu leque de possibilidades de divulgação e atração de clientes.
O investimento dessa estratégia pode ser feito através do número de cliques ou visualizações da peça. Além disso, existem duas possibilidades de anúncio nessa plataforma: a história patrocinada e o post promovido.
A história é exibida para amigos de pessoas que já curtiram a página, mostrando as interações entre os usuários, desde compartilhamento de posts às votações em enquetes. Podemos considerar essa estratégia um “boca a boca” virtual.
Já o post promovido ocorre quando você impulsiona um post já existente em seu perfil para que ele apareça no topo do feed dos seguidores, ganhando mais visibilidade entre os usuários que já acompanham a página.
E agora, qual é a melhor escolha?
A resposta correta para essa pergunta é: depende! Conforme citamos no início desse artigo, antes de tomar essa decisão, precisamos analisar a sua urgência, a sua verba disponível e qual seria a opção com o melhor custo-benefício para o seu negócio.
Segundo a nossa experiência, o ideal para qualquer negócio é unir às duas estratégias para garantir o melhor resultado, em tempo hábil e com muito planejamento por trás. Vamos explicar o motivo a seguir!
O tráfego pago é um ótimo aliado para, por exemplo, divulgar promoções, ofertas ou o lançamento de novos produtos. Já o tráfego orgânico é uma maneira muito eficiente da atrair mais público para o seu negócio, aumentando a sua possibilidade de leads e conversão de vendas.
Portanto, realizar investimentos para ganhar uma posição de destaque e mantê-la com a produção de conteúdo, utilizando as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e com a nossa estratégia de SEO e performance, qualquer empresa decola!