24/01/2022

Conteúdo Personalizado: como proporcionar uma experiência inesquecível!

Criar conteúdo relevante no site e nas redes sociais de sua empresa são peças fundamentais para manter o público interessado em sua marca e no que seu negócio tem a oferecer.

Isso é o básico para iniciar o reconhecimento de sua empresa, correto? E se eu te disser que há uma maneira ainda mais definitiva de fidelizar seus clientes?

É aí que a criação de conteúdo personalizado entra!

Como já falamos anteriormente, o público tornou-se cada vez mais exigente no momento tomar a sua decisão de compra, portanto ter um diferencial exclusivo para cada perfil de cliente pode ser a melhor saída para cativá-los!

Como apresentar um conteúdo personalizado aos meus clientes?

A personalização de conteúdo é possível através da análise de métricas específicas que caracterizam melhor quem é o seu público buscando informações sobre sua faixa etária, comportamento, localização e interesses na internet.

Os melhores exemplos que temos são a Amazon Prime, a Netflix e o Spotify. Quando você abre seu perfil em alguma dessas plataformas, as recomendações estão alinhadas com o estilo do último conteúdo que você consumiu com mais frequência.

Ter a sensação de que temos um cantinho todo especial para a gente  proporciona essa experiência personalizada que nos convida a continuar fazendo uso dessas plataformas de entretenimento!

Como posso aplicar isso em meu negócio?

Após muito estudo e avanço na tecnologia, a forma de analisar e delimitar o seu público mudou muito. Atualmente, existem 04 maneiras eficientes para proporcionar a melhor experiência para seu público e torna-los defensores de sua marca, além de fazer com que eles fiquem com vontade de voltar ao seu site sempre que possível.

  • Segmentação de Mercado

Essa é a maneira mais tradicional e simples, pois basta uma análise de métricas embasada na nacionalidade, região, estado civil, departamento de interesse e/ou tendências do mercado para começar o processo de segmentação.

Para obter esses dados, é recomendável a realização de um investimento de alcance nas redes sociais, afinal dessa forma você terá acesso a informações  fundamentais para aprimorar o atendimento, o posicionamento de marca, além de criar campanhas de marketing e publicidade.

  • Análise da Jornada do Cliente

Entender todo o passo a passo que seu público segue até o momento de realizar a compra ou contratar o serviço é de extrema importância para responder muitas perguntas, como:

“De que forma esse cliente descobriu o meu negócio? ”
“Qual foi o atrativo que convenceu esse cliente a contratar meu serviço ou realizar a compra? ”
“Existe a chance desse cliente ser fidelizado? ”

E assim por diante. De modo a acompanhar a jornada de seu cliente , você pode fazer uma análise de tráfego em seu site, seus ads e demais formas de divulgação que você utilize para entender qual a melhor maneira de atingir cada público.

Usuários que pesquisam as redes sociais de seu negócio ou se deparam com seu anúncio no Google, por exemplo, esperam um conteúdo de fácil acesso, rápida leitura e o qual contenha informações básicas sobre o seu negócio.

Já usuários que acessaram sua landing page, seu site ou receberam seu e-mail marketing buscam informações um pouco mais aprofundadas. Essas informações são imprescindíveis para elaborar a uma campanha de inbound marketing, o que nos leva diretamente à próxima tática de personalização de conteúdo.

  • Buyer Persona

A elaboração da buyer persona (“pessoa que compra”, em tradução livre) é uma maneira de garantir que o seu conteúdo seja exclusivo de verdade para o público alvo que você quer atingir.

Essa persona pode ser identificada através de dados sobre o consumo de seu público, dados de navegação online, análise de suas redes sociais e muitas outras métricas.

Com essas informações, é mais fácil identificar a realidade do consumidor, suas necessidades, dores, desejos e valores, o que facilita muito o processo de elaboração de conteúdo, campanhas e mesmo a maneira correta de ofertar determinados produtos para esse público.

Pode-se dizer que elaborar uma buyer persona é a chave para que a identificação e aproximação entre público e marca ocorra!

 

  • Personalização individual

Por último, chegamos no ápice da personalização de conteúdo. A personalização individual, como o nome sugere, é uma forma completamente imersiva de criar conteúdo exclusivo e totalmente personalizado para cada indivíduo.

O objetivo dessa categoria de estratégia é entregar um conteúdo diferente para cada cliente distinto que acompanha a sua empresa, atingindo diretamente cada um de seus interesses particulares.

Voltando a falar sobre as plataformas mencionadas anteriormente: esses dados são adquiridos através de algoritmos muito avançados, analisando-os e otimizando a plataforma simultaneamente para que as informações corretas e personalizadas sejam entregues ao consumidor.

Essa forma de personalização é mais conhecida como “Sistema de recomendações”. Essa tática de personalização de conteúdo pode ser utilizada em seu site, por exemplo, de modo a ofertar produtos que tenham relevância para o seu cliente.

Por que preciso personalizar meu conteúdo?

Com a mudança de comportamento do consumidor, acompanhamos de perto a criação do marketing 360º, o qual explora todas as maneiras possíveis de proporcionar o melhor para o seu público.

Como já mencionamos em nosso blog, a sua marca vai muito além de um logo bonito. Por conta disso, analisar e reconhecer todas as maneiras de atingir e interagir com seus clientes se torna primordial para garantir sua fidelização e se destacar frente a concorrência!