Recentemente, Mark Zuckerberg anunciou a renomeação de sua empresa de Facebook para Meta e, com essa mudança, as diretrizes de suas redes sociais mudaram drasticamente pegando vários usuários de surpresa.
Um dos novos posicionamentos do Instagram, por exemplo, é referente ao uso de aplicativos que rastreiam informações de sua conta, como número de seguidores, perda e ganho de novos seguidores mostrando exatamente o perfil que deixou de segui-lo e outras atividades da rede.
Como as punições funcionam
A rede social atualizou e, com ela, suas diretrizes também sofreram alterações. Os usuários que fizerem mal-uso do Instagram ou tomarem atitudes que sejam mal vistas pelo mesmo, sofrerão consequências. Às vezes diretamente, com a remoção de seus posts e aviso sobre possível perda de sua conta e outras indiretamente.
Das formas indiretas, a mais falada no momento é o shadowban (banimento às escuras, em tradução livre). Essa punição consiste em diminuir o alcance de suas publicações, stories e a entrega do seu conteúdo para seus seguidores.
Como mencionado acima, a utilização de determinados aplicativos de rastreamento pode resultar messe banimento, bem como a compra de seguidores, comentários e likes. Isso ocorre porque o Instagram interpreta o seu perfil como spam, portanto, desconsidera a relevância de seu conteúdo e isso gera a queda no engajamento.
Já no caso da compra de seguidores, likes e/ou comentários, a plataforma interpreta como uma atitude de índole duvidosa, afinal o Instagram conta com a sua própria forma de divulgar seu conteúdo através de investimento (ads).
Como evitá-las
Apesar dessa situação ser desagradável, há formas de você evitar que o shadowban afete o perfil de sua empresa!
- Evite postar no feed todos os dias: afinal o instagram pode interpretar essa atitude como spam e diminuir o seu alcance;
- Não utilize aplicativos que rastreiem suas atividades na rede social;
- Não compre seguidores, likes e/ou comentários;
- Não poste conteúdos de teor sexual, nocivos, que incentivem o uso de entorpecentes ou que tenham cenas de morte, sangue e variantes.
Identifiquei esse problema! E agora?
Caso esse banimento tenha ocorrido com o perfil de sua empresa, não se desespere! Há algumas formas de você recuperar o alcance de sua conta sem comprometê-la.
Se você comprou seguidores, você pode remove-los do seu perfil. Você pode fazê-lo de forma gradual, mas se você busca um resultado mais imediato, pode fazer uma limpa drástica com a opção de remover seguidores.
Você também pode remover seguidores fantasma, ou seja, perfis que passam longos períodos de tempos sem fazer publicações, afinal esses perfis também são identificados como spam e a premissa “diga-me com quem tu andas e te direi quem és” entra em jogo para a plataforma.
Cuidar com o quê posta nas redes sociais às vezes pode ser difícil, mas tendo uma equipe de marketing bem estruturada, criativa e inovadora, com toda certeza você poderá fazer o seu negócio DECOLAR!