Marketing de Nicho: Mantenha o foco!
A medida em que o avanço da tecnologia e o rastreio de informações começou a tomar conta de nosso dia a dia, ficou mais fácil entender o comportamento do público frente aos diferentes nichos de mercado.
Consequentemente, a inovação na maneira de comunicar-se com seu cliente tornou-se uma necessidade evidente na busca por fidelização e conversões de venda.
Através de um conjunto de estratégias de marketing, formou-se o chamado marketing de nicho, o qual mostrou-se muito eficiente para essa função.
O que é?
O marketing de nicho foca totalmente em um pequeno segmento, dando mais ênfase no entendimento de seu segmento, público e necessidades do mesmo. Com isso, a possibilidade de a empresa dedicar-se totalmente a atender sua audiência com excelência e prontidão aumentou muito.
Essa segmentação é fundamental para administrar a maneira como a sua campanha está sendo recebida pelo público, bem como analisar o perfil de quem está sendo atingido pela mesma — e como está sendo a sua reação.
Quais os benefícios disso?
Por tratar-se de uma estratégia muito focada, podemos citar algumas vantagens que a sua empresa pode ganhar ao utilizá-la em suas redes.
- Quanto maior a segmentação, menor será o custo de investimentos realizados via web. Além disso, delimitar o seu público garante a maior probabilidade de sucesso para a sua campanha;
- A competitividade torna-se menor, afinal o marketing de nicho busca encontrar soluções para um segmento específico. Não é difícil encontrar uma lanchonete, por exemplo… Mas o cenário torna-se outro quando falamos sobre uma lanchonete vegana;
- É mais fácil atrair a atenção de seu público, pois como a sua competitividade é menor, a probabilidade de impactar a audiência com seu conteúdo torna-se maior;
- Por consequência, é mais fácil fidelizar clientes através da apresentação da qualidade de seu produto ou serviço, bem como de seu atendimento, afinal é mais fácil realizar pesquisas de satisfação, por exemplo, e aplicar melhorias nesses aspectos de sua empresa.
Como aplicar?
O marketing de nicho tem como principal característica a formação de pequenas “comunidades” onde há muita troca de informações acerca do segmento o qual você escolheu para trabalhar.
Portanto, uma boa forma de aplicar essa tática é elaborar um conteúdo educativo, relevante e atraente. Dessa forma, você pode promover o compartilhamento de sua marca, aumentando a credibilidade de sua empresa e demonstrando autoridade no assunto.
Segundo pesquisas, 68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações online, portanto encontrar pessoas que tenham influência nesse nicho e ofertar uma parceria também é uma forma de divulgar sua marca.
Criar um storytelling pode causar a sensação de proximidade entre a sua empresa e o seu público, afinal as pessoas gostam de sentir-se parte de algo. Mostrar os bastidores de seu dia-a-dia, criando uma comunicação forte e honesta sobre o seu negócio pode causar essa sensação.
“Foco” é a palavra da vez!
Estruturar sua campanha voltada para um nicho específico é uma tática de ouro para atingir, exatamente, quem você quer. Dessa forma, é mais fácil estabelecer um relacionamento próximo e íntimo com seu público, fidelizando e tornando-o defensor de sua marca.