Izoom Agência de Marketing em Curitiba Izoom Agência de Marketing em Curitiba
Menu
  • Home
  • Sobre
  • Soluções
  • Fale Conosco
  • Blog
Fale com um especialista 41 3079-9709
Izoom Agência de Marketing em Curitiba

Agência de Marketing Digital focada em resultados.

comercial@agenciaizoom.com.b
41 3079-9709

Vendas 2.0

  • Home
  • Blog
  • Marketing
  • Vendas 2.0
Conheça todos os canais de venda que estão disponíveis para você ofertar os seus produtos!
  • 19/05/202225/05/2023
  • Agência Izoom

Vendas 2.0: Conheça os novos canais de venda online!

Com o avanço da tecnologia e a mudança no comportamento do consumidor, é preciso encontrar a melhor maneira de atrair a atenção do público. Portanto, ter uma loja virtual em apenas um canal para ofertar os seus produtos, não é mais o suficiente para realizar vendas.

Consequentemente, surgiram várias plataformas e canais de venda com o intuito de tornar o processo de compras cada vez mais prático.

Conheça agora os canais de venda mais utilizados na atualidade!

E-Commerce

Você provavelmente já ouviu alguém referindo-se a ele como “loja virtual”, mas saiba que ela é apenas uma das possibilidades no comércio eletrônico (e-commerce)!

E-commerce é o nome dado a todo o tipo de comercialização e transação feita através da internet. Sendo assim, marketplaces, vendas por e-mail marketing e via redes sociais também são consideradas e-commerce!

O comércio eletrônico permite que você realize transações globalmente, vinte e quatro horas por dia. Consequentemente, o e-commerce brasileiro cresce muito a cada ano! Em 2021, o comércio eletrônico cresceu 26,9% em comparação ao ano de 2020, batendo recordes de venda.

S-Commerce

Como citado anteriormente, transações realizadas via redes sociais também são consideradas uma forma de comércio eletrônico.

Com o aumento no número de usuários nas redes, surgiu a necessidade de criar uma plataforma de vendas para agilizar o processo de transação nesse meio e facilitar a divulgação de produtos.

Um exemplo disso é o Facebook Marketplace: uma função de compra e venda de produtos, novos e usados, disponível no Meta (antigo Facebook).

Com isso, surgiu o termo social commerce (s-commerce, para abreviar) como uma maneira de englobar e diferenciar esse canal de vendas dos demais. Essa segmentação é muito importante para dar credibilidade a cada plataforma de transação, bem como identificar qual estratégia de marketing funciona melhor para cada uma.

Marketplace

Apesar de ser conhecido popularmente como uma “loja” online, o marketplace está muito mais próximo de ser um shopping virtual do que qualquer outra coisa.

O seu conceito é mais coletivo, ou seja: nessa plataforma, várias empresas podem anunciar seus produtos ou serviços simultaneamente. Dessa forma, o consumidor tem um amplo leque de opções para fechar negócio ou realizar a sua compra.

Um dos maiores exemplos que temos na atualidade é a B2W – fusão entre a Americanas, o Submarino, Livraria Saraiva e o Walmart.

No caso de uma loja virtual, você acessa o site X e escolhe o produto Y, o qual é vendido e enviado pela própria loja X.

Já com um marketplace, você pode até acessar a loja X, mas escolher o produto Y que é vendido e entregue pela loja Z.

C-Commerce

Enquanto o marketplace é uma excelente ferramenta para conhecer novas empresas e realizar comparações de preço, o c-commerce é fundamental para consumidores que buscam adquirir mais informações sobre o produto.

Consideramos comércio conversacional (c-commerce) toda a interação e fechamento de negócios realizada por aplicativos de mensagem.

Essa forma de comercializar surgiu para firmar a interação entre a marca e o consumidor através do Facebook Messenger, Whatsapp, Telegram e outros. O potencial de vendas através desse meio não pode ser ignorado: 99% dos celulares com internet no Brasil possuem o whatsapp instalado e 93% das pessoas usam o aplicativo diariamente.

Q-Commerce

Como observamos no decorrer desse artigo, o comportamento do consumidor foi o principal motivo de tantas mudanças no setor de comércio eletrônico.

O comércio rápido (Q-commerce) é um exemplo disso. Essa tendência de mercado foi uma resposta para os consumidores que priorizam a maior conveniência e menor tempo de entrega em seus pedidos.  

O Q-commerce fez da velocidade, a sua maior prioridade. Podemos observar esse fenômeno aqui mesmo, no Brasil, com a chamada “guerra de fretes” que ocorre entre os gigantes do mercado.

A “guerra de fretes” é o nome dado para a competitividade entre lojistas concorrentes, no intuito de realizar as suas compras com mais rapidez ao seu consumidor. Buscando, dessa forma, fidelizar o seu público e evitar que ele opte por outras empresas no momento de realizar os seus pedidos.

Apesar disso, o q-commerce trouxe vários benefícios para o comerciante: a busca por mais agilidade na separação e no processamento de seus pedidos trouxe vários avanços tecnológicos muito importantes para o setor. A existência de chatbots e o uso de Inteligência Artificial para agilizar o atendimento ao público são ótimos exemplos disso.

Você fecha vendas em (quase) qualquer lugar!

Após analisar a totalidade existente de comércio eletrônico disponível no ambiente virtual, podemos concluir que ter mais de um “ponto de venda” online é a maneira mais correta de realizar negócio.

Acompanhar as tendências de mercado voltadas para esse segmento também é fundamental para destacar-se da concorrência e impulsionar as suas vendas.

Porém, não adianta ter um negócio virtual parado e esquecido! Aliar o seu comércio eletrônico com uma boa estratégia de marketing digital, movimentando as suas redes sociais com a elaboração de conteúdo é a melhor maneira de atrair e fidelizar mais clientes.

MarketingTagged agencia izoom, c-commerce, ecommerce, empresa, loja virtual, q-commerce, s-commerce, vendas, vendas online

Categorias

  • Blog
  • Business
  • Dicas
  • Marketing
  • MÍDIA PAGA

Tags

agencia izoom análise de métricas black friday brasil c-commerce café case ciência dia do café ecommerce empresa inauguração internet likedin loja loja virtual marketing marketing360 marketing 360 marketing de conteúdo marketing de nicho marketing de performance marketing de redes sociais marketing digital marketing omnichannel metaverso métricas negócios neuromarketing performance perfumaria PPC q-commerce redes sociais s-commerce search engine optimization SEM SEO SMO social media tráfego orgânicos tráfego pago vendas vendas online WebDesign
Izoom Agência de Marketing em Curitiba
Agência de Marketing Digital focada em resultados
Contato
  • Rua XV de Novembro, 362 – Sala 501 – Centro, Curitiba – PR
  • 224 Kennedy drive Malden – Boston
    United States of America
  • 41 3079-9707
  • comercial@agenciaizoom.com.br
Fique por dentro
AGÊNCIA IZOOM MARKETING DIGITAL. 2021 © CNPJ: 40.194.895/0001-67. Todos os direitos reservados.