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Em um relacionamento sério com… Seu público!

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  • 28/02/202228/02/2022
  • Agência Izoom

Marketing de Relacionamento: Fidelize o seu cliente para sempre!

Ter clientes fidelizados para toda a vida é o sonho de qualquer negócio – e várias empresas conseguiram essa façanha!
Através de um conjunto de táticas inteligentes e com o foco na satisfação do cliente, marcas como: Coca-Cola, Apple, Microsoft e Guaraná Antártica conquistaram o coração de seu público, o tornando defensor fiel de seu produto.
Como mencionado, um conjunto de estratégias foi elaborado meticulosamente para esse resultado ser atingido com sucesso.

Dentre eles, está o marketing de relacionamento!

O que é?

Como o nome sugere, o marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de criar e manter a proximidade entre marca e consumidor.
O sucesso dessa categoria de campanha desencadeia uma identificação forte (e até mesmo emocional) entre a empresa e seu público, resultando na divulgação “boca a boca” da marca. Além disso, é possível identificar novas informações sobre o seu público (seus gostos e o que esperam de sua empresa, por exemplo) cruciais para futuras campanhas.
Para realizar essa tática, é preciso que os profissionais envolvidos entendam profundamente o seu público, o seu objetivo e a sua empresa. O marketing de relacionamento acaba saindo um pouco do convencional, afinal o seu foco principal não está em realizar vendas e, sim, em proporcionar uma experiência única e impactante para o consumidor.

Os benefícios do Marketing de Relacionamento!

Buscar novos consumidores para converter leads pode ser muito custoso, enquanto fidelizar os clientes que você já tem é, relativamente, fácil.

Através de táticas como marketing de conteúdo, branding, marketing omnichannel e outras, é possível garantir que seu cliente “antigo” volte à sua empresa sempre que necessário, ao invés de realizar apenas uma compra ou contratar o seu serviço apenas uma vez.

Todas essas estratégias de marketing tem o objetivo de proporcionar uma forte identificação entre seu consumidor e sua marca. O marketing de relacionamento vem visando criar “um rosto” familiar para a sua empresa.

Daremos um exemplo: quando falamos em urso polar, qual marca vem à mente?
A Coca-Cola foi muito inteligente adotando uma figura neutra para as suas campanhas. Ao representar essa criatura com a sua interpretação: um animal fofo, carismático, de fácil identificação e quem tem uma família, a empresa cativou milhares de pessoas facilmente, desde crianças até adultos.

Isso só foi possível porque, a todo momento, sua marca tinha o objetivo claro de colocar uma garrafa do refrigerante na casa de todo o brasileiro.

Outras campanhas realizadas com a imagem da família reunindo-se para almoços e jantares com a garrafa à mesa ajudaram a reforçar essa imagem e ocasionou na sensação de união.

Isso gera a associação de que a Coca-Cola une famílias.
Essa “entidade”, por assim dizer, é algo culturalmente sagrado para muitos, portanto ter essa associação foi um acerto imenso para a marca.

A Importância do Marketing de Relacionamento

Mantendo a proximidade com o público é mais fácil identificar suas dificuldades e melhorias a serem feitas em seu produto ou serviço para manter a sua fidelidade intacta.

Além disso, um bom atendimento e a resposta rápida às necessidades de seu público são fatores notáveis, tornando a possibilidade de seu negócio ser indicado para terceiros muito maior, tornando a necessidade de fazer investimentos custosos para divulgar sua marca menor.

Um relacionamento sério e duradouro!

As estratégias de marketing e o caminho até a conquista de seu público é árduo, envolvendo muito conhecimento sobre sua empresa e o seu principal objetivo.

Com pequenos passos e o auxílio de outras táticas, é possível começar esse processo inteligentemente, bem estruturado e com o foco total em atingir sua meta. Em um primeiro momento, começar com um objetivo simples é uma boa maneira de evitar frustrações e desistências.

Ofertar um trabalho de qualidade, de forma prática e priorizando o bem-estar de seu consumidor é primordial para o seu marketing de relacionamento ser bem-sucedido!

 

 

 

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