Marketing de redes sociais: Seja presente para o seu público!
Estar presente nas redes sociais é o primeiro passo para divulgar a sua marca e atingir o seu público de forma eficiente.
Porém, para garantir o melhor resultado e aumentar sua conversão de vendas, é necessário ter um bom planejamento, foco e consistência em seus posts.
Antes de mais nada, precisamos entender…
O quê é o marketing de redes sociais?
O marketing de redes sociais é um conjunto de táticas que consistem em aumentar a visibilidade de uma empresa, produto ou serviço através da sua inclusão no ambiente digital, visando ampliar o seu público.
As empresas podem utilizar as redes sociais para firmar um relacionamento mais íntimo, rápido e prático com seus consumidores. Além disso, produzir e compartilhar conteúdo de qualidade são ótimas formas de aumentar a sua credibilidade frente à concorrência.
Por que dedicar um tempo para isso?
O primeiro motivo que podemos citar é: mais de 150 milhões de brasileiros terem uma conta ativa nas redes sociais. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de entender e tentar prever o comportamento de seu público.
Estar antenado com as novidades do setor — memes, áudios na moda, brincadeiras interativas — é crucial para ampliar a visibilidade de sua empresa. Além, é claro, de fidelizar e cativar seus consumidores.
Através das redes sociais, você pode conquistar uma gama muito maior de pessoas, as quais podem fazer parte do seu público alvo ou não. Com isso, a sua empresa ganha uma visibilidade muito maior, diminuindo a necessidade de realizar investimentos exorbitantes.
Escolha as redes certas!
Então você decidiu criar um perfil para a sua empresa, mas… Onde fazer isso? A resposta está no seu nicho e na categoria de público que você pretende atingir.
Se a sua empresa tem o propósito de fechar negócios ou adquirir mais parceiros, a melhor rede social para você é o LinkedIn, onde você encontrará outras empresas e um público mais sério.
Assim, entender muito bem qual é o seu nicho, o seu objetivo e analisar o seu público alvo é primordial para começar a estruturar suas táticas de redes sociais.
Algumas táticas que fazem a diferença!
Determinadas empresas acabam caindo no marasmo ao criar suas redes sociais, seja pela ausência de posts ou exagero dos mesmos, erro no momento de comunicar-se com o público ou ainda: só sabem falar sobre os seus produtos.
Transformar suas redes sociais em um catálogo de ofertas, focando apenas em seus produtos pode ser um erro fatal, afinal quem está presente nas redes busca por informações, conteúdo diversificado e novidades.
Por conta disso, é necessário estar atento a algumas coisas no momento de produzir e divulgar o conteúdo de sua empresa na internet.
- Conhecer o seu público, conforme já frisamos no decorrer desse artigo, é o primeiro passo para entender qual conteúdo você pode produzir, qual o tom a ser utilizado, quais as suas dores e necessidades, bem como saber como o seu produto ou serviço vai solucionar os seus problemas;
- Apostar um pouco na descontração e manter uma comunicação um pouco menos formal, dependendo do seu nicho, pode ser uma boa maneira de interagir com o seu público, afinal todos buscam uma forma de manter-se entretidos nas redes sociais, então ter uma linguagem mais leve é sempre uma boa pedida;
- Manter a sua linguagem simples e direta é a chave para manter o seu público informado sobre suas novidades, sem tomar muito de seu tempo;
- Acompanhar as métricas de suas redes, fazendo uma monitoria direta da forma como o seu conteúdo está sendo recebido pelo seu público é a chave para garantir o seu sucesso.
Acertos e erros: é a vida!
Não existe uma mágica para garantir que você vá fazer sucesso em suas redes imediatamente, porém seguir as estratégias que indicamos nesse arquivo pode lhe proporcionar uma base sólida para começar.
Aliar o marketing de redes sociais a outras táticas, como o marketing de performance, de relacionamento, inbound, branding e personalizar o conteúdo que você compartilha nas redes para cada público que você busca atingir é a chave para você atingir (ou superar) suas metas!